domingo, 8 de dezembro de 2019

por que não devemos usar canudos?

Provavelmente você já tenha ouvido falar ou mesmo tenha lido algo relacionado ao impacto dos canudos descartáveis no meio ambiente, mas você já refletiu sobre a importância desse tema?
O movimento em torno da conscientização para o não consumo ou substituição dos canudos descartáveis atingiu proporções mundiais nos últimos anos e, como possível consequência, tem sido retratado na mídia de forma recorrente. Toda essa repercussão resulta da análise que envolve desde a produção, o uso e, mais tarde, o descarte dos canudos.
Partindo da composição, as matérias-primas dos canudos não são biodegradáveis (polipropileno e poliestireno) e, consequentemente, podem levar até mil anos para se decompor. O segundo ponto relevante diz respeito à vida útil dos canudos, que geralmente é o tempo de tomarmos um suco, uma vitamina ou um refrigerante, ou seja, extremamente curto, em torno de 10 minutos. A partir disso, entramos no tema do descarte.
Como você sabe, tendo em conta que apenas a menor parte do plástico que utilizamos no dia a dia é reciclada, uma quantidade considerável é destinada aos aterros sanitários e muita coisa acaba sendo desviada no meio do caminho, tendo destino os corpos hídricos e os oceanos. Nesse cenário, os canudos compõem 4% de todo o lixo plástico a nível global e, infelizmente, as consequências são essas: além de poluírem os oceanos, boa parte desse material, ao se desintegrar em partes menores, termina na cadeia alimentar dos peixes, acarretando na morte de diversas espécies marinhas. A essa altura, talvez você esteja se perguntando quais são as alternativas a este item. A primeira delas, é parar de utilizar canudos para suas bebidas. E caso esta opção não sirva para você, uma alternativa eficiente aos canudos de plástico descartável são os canudos em aço inoxidável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

adubo orgânico

Conhecidos como  os 3 Rs da sustentabilidade , os verbos reduzir, reutilizar e reciclar ajudam a definir o consumo consciente na atualidade...