Produzindo de mudas
Existem sistemas sofisticados para a produção de mudas, como o viveiro de tubetes e também o mais simples, como a produção em saquinhos de polietilieno, que requer uma estrutura menor e por isso ainda é a mais utilizada. Esses saquinhos são plásticos, com furos da metade para baixo, preenchidos com um substrato para a formação da muda.
Para a produção de mudas de seis meses, os saquinhos devem ter dimensões de 10 x 20 x 0,006 cm. A fim de determinar a área do viveiro, deve-se calcular a área a ser ocupada pelos recipientes, somando com as áreas destinadas aos caminhos, carreadores e aquelas que são ocupadas pelos equipamentos, implementos e insumos. Podemos dizer que, para cada mil mudas é necessário uma área de 10m².
A importância do substrato
Nesse tipo de produção, a escolha do substrato é de extrema importância. Indica-se o uso de um substrato comercial, o Plantmax-café, que é constituído de casca de pinus compostada, vermiculita expandida, perlita, turfa, além de fertilizante NPK. Tais matérias-primas são isentas de contaminantes e de elementos tóxicos.
Quais as vantagens?
As vantagens da produção de mudas em saquinhos são que esse sistema não exige um treinamento específico, além de ter um baixo custo de implantação. No entanto, ele exige um maior volume de substrato e um maior custo de transporte das mudas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário