domingo, 8 de dezembro de 2019

por que animais marinhos confudem lixo com comida?

Com esse tipo de resíduo despejado na água em uma escala que chega a milhões de toneladas por ano, esse consumo ocorre quando o animal, ao se alimentar, engole acidentalmente fragmentos de plástico que estão na área - ou quando esses fragmentos são, literalmente, confundidos com o alimento.
E por que isso ocorre?
A explicação de pesquisadores é que o plástico não só parece com comida. Ele também tem cheiro de comida.
"Tente cheirar um pedaço de plástico que você encontrar na água da próxima vez que estiver na praia", sugere Erik Zettler, ecologista microbiano do Instituto Real Holandês de Pesquisas Marítimas. "Ele cheira a peixe."
Zettler observa que isso acontece porque todo plástico no oceano é rapidamente colonizado por uma fina camada de micróbios, normalmente chamada de "plastisfério".
Essa viscosa camada de vida libera substâncias químicas que fazem o plástico ter cheiro e gosto de alimento para os animais marinhos.
Um composto específico, o metiltiometano ou sulfeto de dimetila (DMS, na sigla em inglês), atua como o estímulo químico que o plástico emite e é conhecido por atrair alguns animais, incluindo peixes. referência:https://www.bbc.com/portuguese/geral-45519251

Imagem mostra ave procurando comida na água poluída com plástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

adubo orgânico

Conhecidos como  os 3 Rs da sustentabilidade , os verbos reduzir, reutilizar e reciclar ajudam a definir o consumo consciente na atualidade...