O
conceito de Educação Ambiental varia de interpretações, de acordo com
cada contexto, conforme a influência e vivência de cada um.
Para
muitos, a Educação Ambiental restringe-se em trabalhar assuntos
relacionados à natureza: lixo, preservação, paisagens naturais, animais,
etc. Dentro deste enfoque, a Educação Ambiental assume um caráter
basicamente naturalista.
Atualmente,
a Educação Ambiental assume um caráter mais realista, embasado na busca
de um equilíbrio entre o homem e o ambiente, com vista à construção de
um futuro pensado e vivido numa lógica de desenvolvimento e progresso
(pensamento positivista). Neste contexto, a Educação Ambiental é
ferramenta de educação para o desenvolvimento sustentável (apesar de
polêmico o conceito de desenvolvimento sustentável, tendo em vista ser o
próprio "desenvolvimento" o causador de tantos danos sócio-ambientais).
Ampliando
a maneira de perceber a Educação Ambiental podemos dizer que se trata
de uma prática de educação para a sustentabilidade. Para muitos
especialistas, uma Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável
é severamente criticada pela dicotomia existente entre "desenvolvimento
e sustentabilidade".
Na
tentativa de fazer uma análise sobre os conceitos desta prática,
colocamos à disposição diferentes definições para a Educação Ambiental, a
fim de perceber este conceito de forma mais abrangente e contextual.
Para perceber a abrangência e o significado da Educação Ambiental é
preciso uma forma de pensar mais complexa – da teoria moriniana. Só
assim será possível a evolução deste conceito ao seu amplo significado.
referência:ttps://educantal.blogspot.com/2011/03/o-que-e-educacao-ambiental.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário